O que estão falando sobre Cirurgia Plástica

As principais novidades da medicina estética

Conheça o “beautification” - técnica nova para deixar você ainda mais bonita e jovem

27 Mar 2017

 

Você sabia que, às vezes, basta uma hora no consultório de um cirurgião plástico para te deixar mais bonita? Esse é o objetivo do "beautification", técnica de aplicação de ácido hialurônico apresentada pelo Dr. Raj Acquilla, em janeiro de 2017, no Congresso do IMCAS, em Paris. O resultado é um rosto mais harmonioso, a região das olheiras é atenuada e o olhar fica mais aberto e o rosto perde seu ar de cansado. Com essa técnica, em geral, conseguimos deixar a pessoa até mais bonita do que ela era, quando jovem!

 

Nas 6 perguntas abaixo, a Dra. Priscilla fala sobre o “beautification” e da sua experiência no IMCAS- INTERNATIONAL MASTER COURSE ON AGING SKIN, um dos maiores congressos do mundo na área de procedimentos estéticos e um dos únicos a aliar conhecimentos de cirurgia plástica e dermatologia cosmética, melhorando a interface entre essas duas especialidades médicas na cosmetologia.

 

1. O que é o “beautification”?

Dra. Priscilla: É uma técnica de aplicação feita em consultório, que ajuda a apagar sinais de cansaço e olheiras, elevando a sobrancelha e abrindo o olhar.

Durante muito tempo, nos preocupamos em preencher a região em volta da boca  ("bigode chinês" e "linhas de marionete") porém, a região em volta dos olhos também merece atenção. É uma área que denota rapidamente cansaço com nossas rotinas estressantes.

Descobrimos que essa região, que tanto se beneficia dos tratamento com toxinas botulínicas (Botox e Dysport, por exemplo) também pode melhorar com a aplicação de preenchimento.

A técnica promove o embelezamento do terço superior do rosto, elevando sobrancelhas, atenuando pés de galinha e olheiras.

 

2. A tendência é substituir cada vez mais a cirurgia plástica por procedimentos feitos no consultório?

 

O preenchimento de ácido hialurônico aliado à toxina botulínica e aos tratamentos de resurfacing à laser revolucionaram a cirurgia plástica e a medicina estética nos últimos 10 anos, derrubando grandes conceitos. Antigamente, a maioria dos tratamentos de rejuvenescimento eram feitos com cirurgias, como a ritidoplastia ("facelifting"). Por serem tratamentos cirúrgicos, eram feitos em ambiente hospitalar, tinham tempos de recuperação que precisavam ser respeitados com inchaço, curativos e sangramentos e, possibilidades de complicações. Os  resultados, muitas vezes, não eram duradouros e podiam alterar as características da face.

Hoje, temos a possibilidade de oferecer tratamentos para pacientes cada vez mais jovens. Esses procedimentos são menos dolorosos, tem recuperação mais rápida e podem ser feitos no consultório e com resultados mais naturais evitando as complicações de uma cirurgia.

Essa mudança foi muito importante, pois nos possibilitou tratar também pacientes mais jovens, prevenindo ou desacelerando seu envelhecimento e, ninguém precisa tirar férias ou dias de folga para se recuperar desses tratamentos, A idéia é nao alterar a rotina dos pacientes.

 

3. Qual a diferença do beautification para as outras técnicas de preenchimento?

 

Desde que a tecnologia de preenchimento foi inventada, os médicos evoluíram muito nas suas técnicas de aplicação.Hoje, sabemos que não se deve colocar o produto em excesso e nem em pequenas quantidades, sabemos que, às vezes, para tratar um problema localizado, teremos melhores resultados colocando preenchimento numa área da face distante do problema e que temos sempre de avaliar individualmente o rosto de cada pessoa. Hoje, a cosmetologia já domina a técnica do rejuvenescimento. Agora, estamos aprendendo a utilizar os preenchimentos também para o embelezamento. Nesse sentido, podemos atender uma paciente jovem entre 20 e 30 anos que se queixa de olhos cansado e olheiras e, no consultório, com técnicas de preenchimento deixá-la com ar mais descansado e bonito. 

 

4. As substâncias usadas também passaram por mudanças?

 

Sim, hoje temos produtos diferentes para cada tipo de problema. Temos preenchimentos a base de ácido hialurônico específicos para lábios, outros que promovem projeções maiores e volumização da face e outros que se integram melhor no interior da pele para utilização mais superficial em rugas finas. Temos também produtos estimuladores do colágeno, como o Sculptra que promove um rejuvenescimento mais global e melhora na qualidade da pele. 

 

5. O tempo de durabilidade do preenchimento aumentou?

 

Sim. As empresas evoluíram muito na tecnologia dos seus produtos, e hoje eles se desgastam em um prazo mais longo do que inicialmente. As primeiras versões de preenchedores absorvíveis, como o colágeno bovino duravam 6 meses e causavam muitas reações alérgicas. Hoje, os produtos são mais purificados e prometem durar de 12 a 24 meses.

 

6. O congresso apresentou mais alguma novidade que chamou a sua atenção?

 

tivemos oportunidade de ver em primeira mão alguns preenchimentos ainda não disponíveis no mercado brasileiro. O novo skinbooster da empresa Allergan, promete ser muito bom na manutenção da juventude da pele e na promoção da hidratação de "dentro para fora" por ser injetável. Também foi apresentado um produto novo com indicações semelhantes ao “Sculptra”, chamado “Ellancé”.

 

ATENÇÃO: As informações deste artigo têm o objetivo de trazer a público, novidades da medicina. Como recomenda a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, SBCP, escolha o cirurgião plástico de sua confiança para esclarecer suas dúvidas e fazer uma avaliação personalizada do seu caso.

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Destaques

Minha experiência com o Laser CO2 Fracionado Light

September 6, 2019

1/10
Please reload

Please reload

Siga-me
  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - cinza Círculo
Please reload

CRM/SP 100766

Cirurgiã plástica, graduada

pela USP, com residência em Cirurgia Plástica e Cosmiatria

 no Hospital das Clínicas da FMUSP

HOSPITAL 9 DE JULHO

Rua Peixoto Gomide, 263 

São Paulo - SP

Tel: (11) 3147-9430

 agendamento@h9j.com.br 

PARAÍSO

Rua Maria Figueiredo, 595, conj 63 

São Paulo, SP 04002-003

Tel:(11) 3050-6300

recepcao@ellasaude.com.br

HIGIENÓPOLIS

Rua Mato Grosso, 306, conj. 1602 

São Paulo, SP 01239-040

Tel:(11) 2114-6080

plotierzo@gmail.com 

© 2017 AC Assessoria de Comunicação

Priscilla Lotierzo é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

  • Grey Instagram Icon
  • Grey Facebook Icon
  • Doctoralia