O que estão falando sobre Cirurgia Plástica

As principais novidades da medicina estética

Cirurgia plástica no homem: cada vez mais frequente

14 Apr 2017

 

Lembro de uma época, não muito tempo atrás, quando nos congressos, apenas discutíamos tratamentos estéticos para pacientes mulheres. Nesse último fevereiro, estive presente no maior congresso mundial de medicina estética, o IMCAS, realizado em Paris, na França e pude constatar que esse comportamento mudou muito.

 

Hoje, os homens têm mais liberdade para serem vaidosos e se preocuparem com a aparência, afinal, beleza, muitas vezes se traduz intuitivamente em saúde e vitalidade. Os homens procuram cirurgias plásticas, principalmente, por razões de mercado de trabalho, para se tornarem mais competitivos com seus concorrentes mais jovens e também para se sentirem bem (este último, para mim, é o principal motivo pelo qual um homem deveria considerar um procedimento estético – a sensação de bem-estar).

 

Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, a quantidade de homens interessados em procedimentos de cirurgia plástica quadruplicou nos últimos cinco anos, passando de 72 mil para 276 mil ao ano, uma média de 31,5 procedimentos por hora.

 

Ainda, de acordo com o levantamento realizado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, os procedimentos estéticos mais procurados entre os homens variam de acordo com a idade.
Na infância até juventude a otoplastia (correção das orelhas de abano) é mais comum. Já na faixa de 20 a 30 anos, a procura fica entre a ginecomastia (cirurgia para correção das mamas masculinas) e a rinoplastia (plástica no nariz), além da otoplastia. De 30 a 40 anos, os homens se interessam mais pela lipoaspiração, lipoescultura e implantes capilares, este último também entra na faixa de 40 a 50 anos. A blefaroplastia (cirurgia nas pálpebras) é bastante requisitada por homens com idades de 50 a 60 anos. Acima de 60 anos, a ritidoplastia (lifting facial ou tratamento cirúrgico das rugas do rosto) é a campeã de pedidos.

 

Os procedimentos estéticos não-cirúrgicos também aumentaram 10% em 2012 com quase 8.5 milhões de procedimentos – o que corresponde a 83% do total de número de procedimentos estéticos realizados, em homens e mulheres.

Os mais populares foram as injeções de toxina botulínica (Botox/Dysport).

 

O mercado da cirurgia estética e cosmetologia está cada vez mais preparado para os pacientes do sexo masculino. Temos de ressaltar que as características faciais e de pele dos homens são diferentes das mulheres e que, muitas vezes, o objetivo não é zerar rugas e marcas de expressão, mas sim, atenuá-las. Dessa foma, aplicações de toxina botulínica (botox e dysport) e preenchimentos precisam ser realizados de forma diferente, tanto em doses como em pontos de aplicação com relação a tratamentos semelhantes voltados ao público feminino em geral. 

 

Os homens também se beneficiam muito dos tratamentos a laser, tanto a depilação quanto o rejuvenescimento facial. São métodos, seguros e de tempo de recuperação relativamente curto que trazem benefícios imediatos e a longo prazo.

 

ATENÇÃO: As informações deste artigo têm o objetivo de trazer a público, novidades da medicina. Como recomenda a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, SBCP, escolha o cirurgião plástico de sua confiança para esclarecer suas dúvidas e fazer uma avaliação personalizada do seu caso.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Destaques

Minha experiência com o Laser CO2 Fracionado Light

September 6, 2019

1/10
Please reload

Please reload

Siga-me
  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - cinza Círculo
Please reload

CRM/SP 100766

Cirurgiã plástica, graduada

pela USP, com residência em Cirurgia Plástica e Cosmiatria

 no Hospital das Clínicas da FMUSP

HOSPITAL 9 DE JULHO

Rua Peixoto Gomide, 263 

São Paulo - SP

Tel: (11) 3147-9430

 agendamento@h9j.com.br 

PARAÍSO

Rua Maria Figueiredo, 595, conj 63 

São Paulo, SP 04002-003

Tel:(11) 3050-6300

recepcao@ellasaude.com.br

HIGIENÓPOLIS

Rua Mato Grosso, 306, conj. 1602 

São Paulo, SP 01239-040

Tel:(11) 2114-6080

plotierzo@gmail.com 

© 2017 AC Assessoria de Comunicação

Priscilla Lotierzo é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

  • Grey Instagram Icon
  • Grey Facebook Icon
  • Doctoralia