O que estão falando sobre Cirurgia Plástica

As principais novidades da medicina estética

CUIDADO REDOBRADO COM AS QUEIMADURAS DURANTE AS FESTAS JUNINAS

2 Jun 2017

À convite do Hospital 9 de Julho, acabo de participar da X Jornada Brasileira de Queimaduras que ocorreu nos dias 01,02 e 03 de junho de 2017 aqui em São Paulo.

Foram 3 dias de aprendizado e atualização, com rica troca de experiência nos tratamentos atuais de pacientes Vítimas de Queimaduras tanto na fase aguda quanto na fase cicatricial (sequelas de queimaduras ou cicatrizes de queimaduras).

 

Apesar de muitas novidades e avanços nessa área, a grande mensagem que quero passar a vocês é: PROTEJAM-SE E PROTEJAM AS CRIANÇAS.

 

As queimaduras são acidentes graves, de alta mortalidade e que levam a seqüelas pro resto da vida!

 

Cuidado redobrado nessa época de Festa Junina, quando muitas regiões brasileiras têm tradição de acender fogueira e usar fogos de artifício.

 

Cuidado ao realizar churrascos, cuidado com a associação álcool e fogo.

 

E, principalmente, muito cuidado com crianças na cozinha e com tomadas elétricas. Ainda hoje, 70% dos acidentes com as crianças acontecem dentro de casa.  

 

Cuidados Imediatos Após a Queimadura

 

Primeiro cuidado:  afastar-se do calor

Impedir que o corpo permaneça em contato com o fogo, líquidos e superfícies aquecidas, entre outras causas do acidente.

 

Em seguida, procure lavar o local atingido com água corrente em temperatura ambiente, de preferência por tempo suficiente até que a área queimada seja resfriada.

 

Buscar atendimento de um profissional de saúde 

Sempre em qualquer caso de dúvida porém, ainda mais importante, em toda queimadura extensa, em queimaduras de ambas as mãos, em queimaduras no rosto, em caso de inalação de fumaça, em queimaduras com bolhas, em toda queimadura elétrica ou por agentes químicos e, em toda queimadura em crianças, idosos, ou imunocomprometidos.

 

Se não houver Posto de Saúde nas proximidades, deve-se acionar os serviços de socorro do SAMU e do Corpo de Bombeiros ou procurar uma Emergência hospitalar.

Os contatos pra ligação gratuita são:  Samu 192 e Bombeiros 193

 

Atenção:

 

Não passe no local atingido nenhum produto ou receita caseira. Qualquer substância que seja passada sobre a pele queimada vai irritá-la. Há também o alto risco de infecção por bactérias, fungos e vírus presentes nesses produtos, já que a barreira natural do organismo – a pele – está danificada.

 

Não passe nenhuma pomada no local atingido. A pele fica extremamente sensível após uma queimadura e as pomadas, ainda que adquiridas em farmácias, machucam ainda mais as células cutâneas e podem irritar a pele e gerar infecções.

 

Não tente estourar as bolhas provocadas pela queimadura. Elas se manifestam nas queimaduras de segundo grau e devem ser manuseadas apenas por um profissional especializado. Ou seja, não devem ser rompidas, estouradas ou mesmo esvaziadas com uma agulha.

Ao retirar esse curativo natural em casa, o ferimento estará exposto a instrumentos possivelmente contaminados e pode infeccionar.Se houver necessidade de cobrir o ferimento a caminho do serviço de Saúde, o indicado é envolvê-lo num pedaço de pano limpo.

Tecidos ou materiais que grudam no ferimento, como o algodão, devem ser evitados. O paciente queimado não deve retirar a roupa que estiver usando, ainda que houver sido atingida pelo fogo. O ideal é molhar a vestimenta e permanecer assim até a chegada ao pronto-socorro, para evitar que as bolhas estourem e que a pele seja arrancada.

 

Outro cuidado é retirar acessórios, como pulseiras, anéis e alianças pois o corpo incha naturalmente após uma queimadura e esses objetos podem ficar presos.

 

ATENÇÃO: As informações deste artigo têm o objetivo de trazer a público questões médicas. Como recomenda a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP, escolha o cirurgião plástico de sua confiança para esclarecer suas dúvidas e fazer uma avaliação personalizada do seu caso.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Destaques

Minha experiência com o Laser CO2 Fracionado Light

September 6, 2019

1/10
Please reload

Please reload

Siga-me
  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - cinza Círculo
Please reload

CRM/SP 100766

Cirurgiã plástica, graduada

pela USP, com residência em Cirurgia Plástica e Cosmiatria

 no Hospital das Clínicas da FMUSP

HOSPITAL 9 DE JULHO

Rua Peixoto Gomide, 263 

São Paulo - SP

Tel: (11) 3147-9430

 agendamento@h9j.com.br 

PARAÍSO

Rua Maria Figueiredo, 595, conj 63 

São Paulo, SP 04002-003

Tel:(11) 3050-6300

recepcao@ellasaude.com.br

HIGIENÓPOLIS

Rua Mato Grosso, 306, conj. 1602 

São Paulo, SP 01239-040

Tel:(11) 2114-6080

plotierzo@gmail.com 

© 2017 AC Assessoria de Comunicação

Priscilla Lotierzo é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

  • Grey Instagram Icon
  • Grey Facebook Icon
  • Doctoralia