O que estão falando sobre Cirurgia Plástica

As principais novidades da medicina estética

Principais dúvidas sobre Próteses de Mama

16 Jul 2017

 

 

A colocação de prótese de mama continua sendo uma das cirurgias plásticas mais procuradas e desejadas pelas mulheres. Seios firmes e bem posicionados estão associados a feminilidade, beleza, sensualidade, dão confiança e melhoram a autoestima e a vida amorosa.

Essa é umas das cirurgias que me dá mais satisfação, porque seu resultado é notável desde o primeiro momento do pós operatório.    

 

COMO ESCOLHER A PRÓTESE IDEAL PARA MIM??

 

Temos diversas empresas fabricantes de próteses e diversos modelos, o que pode confundir as pacientes.

A escolha do implante é fundamental para o sucesso da cirurgia e para um bom resultado. Nesse sentido, é importante escolher um cirurgião plástico de sua confiança, membro da SBCP que a guiará e orientará nesse processo. 

 

Na consulta, são feitas medidas do tórax e da mama atual da paciente, para determinação do tamanho ideal do implante para cada paciente. A partir da definição desse tamanho ideal, a paciente pode optar por colocar próteses um pouco maiores (mais destacadas) ou um pouco menores (que dão resultados mais naturais). 

 

O formato da prótese utilizada também influencia no resultado final da cirurgia e podemos escolher entre próteses de aspecto arredondado, cônicas (de alta projeção) ou ainda "em gota" (anatômicas).

 

Algumas vezes, o médico pode optar por usar um molde durante a cirurgia para auxiliar na escolha final do implante.

 

 

 

A PRÓTESE VAI PRECISAR SER TROCADA?

 

As primeiras próteses eram como "bolsinhas" preenchidas com silicone líquido. Com o tempo, o envoltório se desgastava, podendo romper e o silicone vazava para o corpo da paciente. Era recomendada a troca da prótese a cada 10 anos. 

 

A tecnologia por trás das próteses evoluiu muito. Hoje, são feitas de silicone em gel coesivo, ou seja, o produto em gel fica firme na sua posição original (como uma gelatina bem dura cortada) e, mesmo que haja a ruptura do envoltório, o silicone não vaza para o corpo da paciente.

 

As próteses mamárias mais utilizadas no mundo são feitas com silicone pois esse material é muito bem aceito no organismo e causa poucas reações de rejeição.

 

Ainda é cedo para afirmarmos que as próteses mais modernas não precisarão ser trocadas e que "duram para a vida toda".

Nosso corpo está em constante mudança. A gestação, a amamentação, o envelhecimento e o efeito sanfona, com ganho e perda de peso, alteram o formato original das nossas mamas. E mesmo, que as próteses continuem perfeitas, uma mama com prótese também pode vir a cair com o tempo e a necessitar de novas correções cirúrgicas. 

 

A recomendação mais correta para as pacientes que tem próteses mamárias, é que façam os retornos regularmente ao consultório médico. Principalmente, se notarem alteração do formato das mamas, dor, inchaço e aparecimento de nódulos. Após os primeiros 10 anos, costumo solicitar exames para avaliar a integridade da prótese.

 

 

TIPOS DE PRÓTESES

 

O desenvolvimento das próteses de silicone em gel coesivo também possibilitou alterações nos formatos.  Hoje, há inúmeras opções de próteses.

 

Cada formato tem uma indicação específica de acordo com o desejo da paciente e a experiência do cirurgia plástico. De acordo com as empresas fabricantes das próteses, as mais pedidas pelas mulheres brasileiras são próteses redondas de perfil alto.

Mas, o melhor profissional para orientá-la quanto ao tipo de prótese ideal para seu caso ainda é o cirurgião plástico, membro da SBCP de sua confiança.

 

  

A PARTIR DE QUAL IDADE PODE SER FEITA A CIRURGIA?

 

Prefiro indicar a cirurgia  a partir dos 20 anos, em pacientes com boa maturidade psicológica, bom senso do próprio corpo e desenvolvimento completo das mamas.

 

DEPOIS DA CIRURGIA, É POSSÍVEL AMAMENTAR?

 

 A amamentação é um momento lindo da maternidade, que ajuda na formação de laços de amor entre a mãe e seu bebê.  

A colocação das próteses por si só, não interfere na anatomia e na função da glândula mamária, que produz o leite. Pacientes com prótese podem e devem amamentar seus filhos. E é importante dizer que não há saída de silicone pelo leite materno.

 

 

É POSSÍVEL SABER QUAL SERÁ O NÚMERO Do MEU SUTIÃ APÓS A CIRURGIA?

 

Uma boa estimativa, é por volta de um a dois números a mais. 

 

Em geral, os cirurgiões plásticos não conseguem garantir, com exatidão, qual tamanho específico de sutiã a paciente irá usar após a cirurgia. O tamanho da prótese depende muito mais das medidas de tronco e mamas da paciente do que do desejo de aumentar, um, dois ou três tamanhos de sutiã.

 

Devemos sempre lembrar que existem limitações do próprio corpo para a escolha dos implantes. Próteses muito exageradas colocadas em pacientes de baixa estatura com mamas pequenas podem levar ao aparecimento de estrias  nos primeiros meses depois da cirurgia. Mamas exageradas em pacientes pequenas também podem levar a uma aparência desproporcional e não harmoniosa.

 

Existem trabalhos científicos que utilizam exames de imagem em pacientes com protéses mamárias que sugerem o aumento de um número de sutiã a cada 300ml de prótese de silicone.   

 

COMO SABER SE PRECISO RETIRAR PELE DA MAMA (MASTOPEXIA)?

 

A mastopexia é a cirurgia indicada para pacientes que tem os seios flácidos, caídos. Nela, o cirurgião busca retirar o excesso de pele e elevar as aréolas e mamilos.

Algumas pacientes com seios flácidos,  podem ter o aspecto de suas mamas melhorado apenas com a colocação de próteses de mama. Outras, necessitam também da retirada de pele.

A diferença entre as duas cirurgias é que na mastopexia, a cicatriz final é maior do que nas cirurgias de colocação de prótese. 

 

Para saber se você precisa fazer mastopexia, fique de frente para o espelho e preste atenção nos seus mamilos e na linha de contorno de baixo da mama. Em geral, pacientes com os mamilos acima dessa linha, mesmo que exista um pouco de mama que ultrapasse essa linha, podem ter bons resultados apenas com a colocação de próteses. Pacientes com os mamilos localizados abaixo dessa linha, muito provavelmente precisarão retirar excesso de pele.

  

CUIDADOS DEPOIS DA CIRURGIA

 

A colocação de prótese mamárias pode provocar dores moderadas no pós-operatório, recomendamos o uso de analgésicos comuns e anti-inflamatórios durante 1 semana. Pacientes que colocam as próteses abaixo do músculo costumam sentir mais dor no pós-operatório do que pacientes que colocam as próteses atrás das mamas.

 

DEPOIS DA CIRURGIA:

 

1 - Dormir de barriga pra cima, não pode deitar de lado e nem de bruços.

 

2- Não pode levantar os braços e cotovelos acima da linha do ombro.  Prestar atenção na hora de lavar o cabelo e escovar os dentes. Recomendo não secar o cabelo com secador ou chapinha sozinha nas primeiras três semanas. É importante ter sempre alguém para ajudar no primeiro banho e nas trocas de curativo quando necessárias.

 

•   Usar sutiã pós cirúrgico, geralmente, por 1 a 2 meses, às vezes, também indicamos o uso de uma faixa específica. Não deve usar sutiã com bojo de arame por 6 meses.

 

•   Pode voltar a dirigir após 3 semanas. Atividades físicas estão liberadas em torno de 2 meses. Cuidado com realização de musculação para peitoral e para os  braços muito precocemente.

 

 

RETORNO AO CONSULTÓRIO

 

Uma vez por semana no primeiro mês e, aos três meses, seis meses e um ano após. As pacientes devem retornar sempre que notarem alterações das mamas, principalmente, se notarem mudanças em seu formato, dores ou nódulos.

 

CICATRIZ

 

Apesar de ser possível colocar a prótese de mama através de cortes em volta da aréola e na axila, essas cirurgias tem indicações mais especificas. Os cirurgiões plásticos, em geral, preferem a via sulco inframário. Essa cicatriz mede de quatro a cinco centímetros e  fica escondida na linha embaixo da mama. 

 

 

 

ATENÇÃO: As informações deste artigo têm o objetivo de trazer a público questões médicas. Como recomenda a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP, escolha o cirurgião plástico de sua confiança para esclarecer suas dúvidas e fazer uma avaliação personalizada do seu caso.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Destaques

Minha experiência com o Laser CO2 Fracionado Light

September 6, 2019

1/10
Please reload

Please reload

Siga-me
  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - cinza Círculo
Please reload

CRM/SP 100766

Cirurgiã plástica, graduada

pela USP, com residência em Cirurgia Plástica e Cosmiatria

 no Hospital das Clínicas da FMUSP

HOSPITAL 9 DE JULHO

Rua Peixoto Gomide, 263 

São Paulo - SP

Tel: (11) 3147-9430

 agendamento@h9j.com.br 

PARAÍSO

Rua Maria Figueiredo, 595, conj 63 

São Paulo, SP 04002-003

Tel:(11) 3050-6300

recepcao@ellasaude.com.br

HIGIENÓPOLIS

Rua Mato Grosso, 306, conj. 1602 

São Paulo, SP 01239-040

Tel:(11) 2114-6080

plotierzo@gmail.com 

© 2017 AC Assessoria de Comunicação

Priscilla Lotierzo é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

  • Grey Instagram Icon
  • Grey Facebook Icon
  • Doctoralia