O que estão falando sobre Cirurgia Plástica

As principais novidades da medicina estética

Aprenda sobre a Cirurgia Plástica das Pálpebras ou Blefaroplastia

 

 

 

 

 

O que é Blefaroplastia???

 

 

Blefaroplastia é a cirurgia plástica que retira excesso de pele e bolsas de gordura das pálpebras. É uma cirurgia delicada e isso ocorre principalmente por dois fatores:

 

1 - Estaremos sempre atuando próximo dos olhos e temos de proteger o globo ocular durante todo procedimento.

 

2-  Por ser uma cirurgia da face, área sempre exposta ( diferente do corpo que conseguimos cobrir com roupas), é um procedimento que deve ser planejado com cuidado, buscando sempre a simetria entre um olho e outro.

 

 

Todas as Blefaroplastia são iguais??? Todas as pacientes são operadas da mesma forma??

 

Não. Cada paciente que procura cirurgia de pálpebra tem suas necessidades específicas. Alguns podem ter mais bolsa de gordura, outros mais sobra de pele. Devemos avaliar a flacidez das pálpebras, a função do olho (se o paciente enxerga bem), a posição do canto dos olhos e a relação desses olhos com toda a face e sua proporcionalidade.

 

Podemos dizer também que as técnicas cirúrgicas evoluíram muito ao longo dos anos, o que torna possível evitar ao máximo  distorcer a anatomia natural dos olhos. 

 

Duas verdades Universais da Cirurgia Plástica das Pálpebras:

 

1- Quanto menos envelhecida a pálpebra, melhores e mais naturais os resultados obtidos. 

 

2- Quanto maior a sobra de pele, as bolsas de gordura, a flacidez dos ligamentos, o número de problemas para corrigir durante a cirurgia  e o número de técnicas que se precisa associar, mais complexa a cirurgia.

 

 

 

Um ensinamento que carrego sempre comigo:

 

O cuidado com a pele delicada das pálpebras. É preferível fazer uma cirurgia menos agressiva e retirar menos pele excedente e menos bolsa de gordura do que exagerar e a paciente evoluir com sequelas. Sempre existe a possibilidade de melhorar os resultados cirúrgicos com a associação de tratamentos de consultórios como lasers e peelings.

A retirada de pele palpebral em excesso e a distorção da anatomia natural da pálpebra podem causar pálpebra evertida (ectrópio) e olho seco.

 

 

O que é Ptose Senil? O convênios e planos de saúde cobrem sua correção cirúrgica?

 

Pacientes com MUITA sobra de pele nos olhos, que ficam com a pele caindo por cima dos cílios podem ter alteração de campo visual. A cirurgia deixa de ser puramente estética e passa a ser considerada necessária, reconstrutiva. Esse quadro é chamado de Ptose senil, e essa cirurgia é muitas vezes coberta pelos convênios e palnos de saúde médicos.

 

 

Como é feita a cirurgia???

 

Pode ser realizada com o paciente sob anestesia local com sedação ou sob anestesia geral. 

 

A técnica mais tradicional deixa cicatriz na pálpebra de cima e na de baixo, rente aos cílios. Algumas pacientes, podem se beneficiar da cirurgia de pálpebra realizada por dentro dos olhos (transconjuntival) e não terão cicatrizes na pálpebra de baixo.

 

 

 

O que EU - PACIENTE posso fazer para ter uma cirurgia de pálpebra mais segura?

 

Número 1 - procurar um cirurgia plástico da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica de sua confiança

Na Primeira consulta, o médico deve conversar com o paciente e examiná-lo avaliando alguns pontos-chave, como por exemplo, simetria da face, dos olhos e simetria das sobrancelhas, movimentação das pálpebras, flacidez da pálpebra inferior, posição do canto lateral do olho e características da pele.

Nas consultas, o médico deve ter tempo para responder suas perguntas e você deve contar todas as medicações que usa, inclusive remédios de dieta, remédios naturais, suplementos de academia, reposição hormonal, homeopáticos, cigarro, outras substâncias.

 

Número 2 - Realizar todos exames pré-operatórios adequados e necessários. Sempre lembrar que o tratamento em questão é cirúrgico e precisa ser planejado com cuidade e respeitado seu tempo de recuperação para a visualização de um resultado definitivo. 

 

Número 3 - Dias antes da cirurgia, evitar tomar AAS, anticoagulantes, arnica e qualquer outra medicação que tenha sido proibida pelo médico e que possa afetar a cirurgia.  Antes da cirurgia, é importante estar com a pressão controlada. Picos de pressão alta no pós operatório fazem com que os olhos inchem, podendo ocasionar hematomas.

 

Número 4- Respeitar os cuidados pós operatórios: fazer o repouso e tomar todas as medicações necessárias, voltar nos retornos, não apressar a retirada dos pontos. Não pode carregar peso de jeito nenhum, não ir à academia. 

 

 

Existem procedimentos de consultório que substituem a cirurgia de pálpebra??

 

Prefiro abordar as pacientes que chegam pedindo blefaroplastia mais amplamente e oferecer um tratamento mais global para toda a área dos olhos e, às vezes para toda a face se for possível e necessário. 

 

Às vezes, a paciente se queixa de olhos cansados, olheiras e bolsas e o problema é na maçã do rosto, não na pálpebra… Com o preenchimento certo, ela corrige a pálpebra, sem precisar fazer uma cirurgia. Às vezes, o músculo ao redor dos olhos que é espesso e forte, e a toxina botulínica podem ajudar.

Às vezes, a coloração da pálpebra não está uniforme, neste caso, cremes, peelings, laseres e Luz intensa pulsada podem ajudar.

 

Se nós cirurgiões plásticos, pudéssemos dar uma dica para TODAS as pacientes jovens diríamos: FAÇA SUA PREVENÇÃO A PARTIR DOS 30-40 anos!!!!

 

Prevenir é tratar antes de envelhecer, antes de sobrar pele, antes de perder colágeno e antes das rugas ficarem permanentes… 

Pacientes que fazem uma sessão de laser fracionado de CO2 por ano e  botox regularmente não envelhecem do mesmo modo que as que não fazem nada. Outro tratamentos que ajudam também são as sessões de preenchimento e tratamentos repositores de colágeno com Sculptra (ácido poli-L-lactico) e Radiesse (hidroxiapatita de cálcio.

Parem de fumar e usem filtro solar!!!

 

Assista a entrevista que a Dra. Priscilla Lotierzo deu ao programa Papo Vip com a Amanda Françozo sobre a blefaroplastia aqui   

 

ATENÇÃO: As informações deste artigo têm o objetivo de trazer a público questões médicas. Como recomenda a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP, escolha o cirurgião plástico de sua confiança para esclarecer suas dúvidas e fazer uma avaliação personalizada do seu caso.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Destaques

Minha experiência com o Laser CO2 Fracionado Light

September 6, 2019

1/10
Please reload

Please reload

Siga-me
  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - cinza Círculo
Please reload

CRM/SP 100766

Cirurgiã plástica, graduada

pela USP, com residência em Cirurgia Plástica e Cosmiatria

 no Hospital das Clínicas da FMUSP

HOSPITAL 9 DE JULHO

Rua Peixoto Gomide, 263 

São Paulo - SP

Tel: (11) 3147-9430

 agendamento@h9j.com.br 

PARAÍSO

Rua Maria Figueiredo, 595, conj 63 

São Paulo, SP 04002-003

Tel:(11) 3050-6300

recepcao@ellasaude.com.br

HIGIENÓPOLIS

Rua Mato Grosso, 306, conj. 1602 

São Paulo, SP 01239-040

Tel:(11) 2114-6080

plotierzo@gmail.com 

© 2017 AC Assessoria de Comunicação

Priscilla Lotierzo é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

  • Grey Instagram Icon
  • Grey Facebook Icon
  • Doctoralia