O que estão falando sobre Cirurgia Plástica

As principais novidades da medicina estética

25 anos de Botox® Brasil - uma revolução nos tratamentos estéticos

16 Apr 2018

 

Esse ano estamos comemorando 25 anos de Botox® no Brasil.

O Botox® da Allergan foi a primeira neurotoxina de uso clínico aprovada pela Anvisa. 

 

Além da Allergan, existem outras empresas que fabricam neurotoxinas disponíveis no Brasil como a Galderma com o Dysport® (19 anos de Brasil) e a Merz® com o Xeomin® (7anos de Brasil), entre outras marcas.

 

Para a medicina estética/cosmiatria e cirurgia plástica, as neurotoxinas foram revolucionárias e modificaram a forma como tratamos a beleza e também algumas doenças.

 

Minha primeira estória de amor com o Botox e as neurotoxinas data de 2005, quando eu estava terminando minha residência de cirurgia plástica pela USP.

 

Fiquei encantada com os resultados desse tratamento nos casos de paralisia facial. Foi com a Dra. Alessandra Grassi Salles, cirurgiã plástica, chefe do ambulatório de Cosmiatria que aprendi como uma aplicação de toxina botulínica bem realizada e calculada pode modificar totalmente o rosto tornando a pessoa muito mais bonita e, às vezes, uns dez anos mais jovem!!

 

Na época, ainda estávamos aprendendo a usar a medicação, e definindo protocolos de doses e número de pontos de aplicação. Todos voltamos aos livros de anatomia para entender a função de cada músculo do rosto nas expressões faciais.

 

Os pacientes de paralisia facial voltavam cada vez mais confiantes, com suas faces equilibradas e percebíamos que o uso da toxina botulínica melhorava enormemente os resultados dos tratamentos cirúrgicos. Repetíamos as aplicações de 6 em 6 meses e, a cada aplicação, a melhora era ainda maior. 

 

Minha segunda história de amor com o botox® foi em 2012, quando meu filho fez um tratamento para corrigir estrabismo apenas com toxina botulínica. Seu oftalmologista Dr. Jean Claude Charlot, em Paris, era especialista no uso de Botox® oftalmológico e, após uma sessão o desvio dos olhos se corrigiu, sem necessidade de futuras cirurgias, óculos ou tampão. Para mim, como mãe, o tratamento foi um verdadeiro milagre.

 

25 anos depois da liberação do Botox®, conhecemos cada vez melhor o efeito dessa medicação e seus usos clínicos não páram de crescer. 

As aplicações para beleza, se sofisticaram, e atualmente, conseguimos efeitos naturais e individualizados para cada paciente. Faces congeladas e excessos não são mais aceitos.

 

Alguns efeitos das neurotoxinas ainda estão sendo estudados e são de pouco conhecimento público. Sabemos que elas não atuam apenas nos nervos e na musculatura. Alguns estudos mostram o efeito em glândulas sebáceas, com diminuição da produção de sebo, deixando a pele com um viço mais bonito. Também foi constatado o efeito em fibroblastos e cicatrizes, diminuindo a formação de queloides e cicatrizes hipertróficas.

 

Ao meu ver, ainda, um dos maiores benefícios que pacientes que fazem aplicações regulares de neurotoxinas apresentam é um efeito na educação da mímica facial que deixa nossas expressões diárias mais refinadas. 

Quando as pacientes retornam para uma nova aplicação, apesar do efeito da toxina botulínica feita anteriormente não estar mais presente, eles (as) ainda estão mais jovens do que antes. Sim, apesar do medicamento sumir totalmente, existe um “aprendizado” na nossa musculatura inconsciente que permanece e nos deixa a cada ano melhores.

 

Assista ao vídeo da entrevista sobre Toxina Botulínica que Dra Priscilla Lotierzo deu ao programa Sempre Bela da TV Gazeta aqui.

 

ATENÇÃO: As informações deste artigo têm o objetivo de trazer a público questões médicas. Como recomenda a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP, escolha o cirurgião plástico de sua confiança para esclarecer suas dúvidas e fazer uma avaliação personalizada do seu caso.

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Destaques

Minha experiência com o Laser CO2 Fracionado Light

September 6, 2019

1/10
Please reload

Please reload

Siga-me
  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - cinza Círculo
Please reload

CRM/SP 100766

Cirurgiã plástica, graduada

pela USP, com residência em Cirurgia Plástica e Cosmiatria

 no Hospital das Clínicas da FMUSP

HOSPITAL 9 DE JULHO

Rua Peixoto Gomide, 263 

São Paulo - SP

Tel: (11) 3147-9430

 agendamento@h9j.com.br 

PARAÍSO

Rua Maria Figueiredo, 595, conj 63 

São Paulo, SP 04002-003

Tel:(11) 3050-6300

recepcao@ellasaude.com.br

HIGIENÓPOLIS

Rua Mato Grosso, 306, conj. 1602 

São Paulo, SP 01239-040

Tel:(11) 2114-6080

plotierzo@gmail.com 

© 2017 AC Assessoria de Comunicação

Priscilla Lotierzo é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

  • Grey Instagram Icon
  • Grey Facebook Icon
  • Doctoralia