O que estão falando sobre Cirurgia Plástica

As principais novidades da medicina estética

Beleza do Nariz

13 Nov 2018

Uma das técnicas cirúrgicas que mais sofreu transformação na medicina estética foi a cirurgia do nariz ou rinoplastia.

 

 

 

Durante centenas de anos, o nariz ideal era aquele que se encaixava no padrão de beleza grego clássico: pequeno delicado, empinado e simétrico.

As primeiras cirurgias plásticas estéticas para o nariz procuravam reproduzir um nariz com estas características em todos os tipos de rosto.

 

No passado, infelizmente, por buscar padrões estéticos incompatíveis com as características individuais, muitas cirurgias deixavam pacientes infelizes com sequelas como o nariz pequeno demais, desproporcional ao conjunto da face.

 

Com o passar do tempo, o conceito de beleza mudou, tanto na parte estética quanto na funcional.

 

As técnicas modernas proporcionam ao paciente, um nariz de acordo com vários aspectos, incluindo tipo físico, formato do rosto, detalhes individuais e até idade. Além disso, o nariz é um órgão fundamental para a respiração e purificação do ar e não apenas uma estrutura de beleza no rosto. 

 

As técnicas que reduziam o nariz excessivamente foram substituídas gradualmente por procedimentos conservadores, que preservam a anatomia e a função do nariz. A relação do nariz com a face, olhos e boca nunca foi tão valorizada.

 

 

 

Nariz, o centro da face, nosso cartão de visita

 

Um nariz bonito é fundamental para a harmonia do rosto, quando ele é  desproporcional, grande demais, torto ou caído, tem o poder de arrasar a autoestima das pessoas. Um termômetro para esse efeito são os adjetivos conferidos a um nariz bonito, como delicado, marcante, alongado, empinado e perfeito.

 

Pacientes insatisfeitos, em geral se referem ao seu nariz como grande demais, torto, ponta de batata, gordo, muito fino, nariz de bruxa, ponta caída....

Mas, afinal, o que é um nariz bonito???

 

O nariz da Gisele Bundchen e os padrões de beleza

 

 

 

Na minha opinião, um bom exemplo de como a beleza do nariz e os padrões de cirurgias plástica foram revistos é o nariz da Gisele Bundchen.

 

A nossa lindíssima supermodelo não revela que fez a cirurgia, mas comparando as fotos de antes e depois, disponíveis na internet, é possível perceber que na adolescência, Gisele tinha um nariz com dorso elevado e largo (adunco).

 

Apesar de ter diminuído esse excesso, provavelmente a técnica empregada na época, no nariz da modelo, era conservadora, o que foi fundamental para mantê-lo alongado e proporcional ao resto de sua face, contribuindo para a carreira de sucesso e a tornando o rosto emblemático de beleza dos anos 2000.

 

Imagine que desastre teria sido, caso ela tivesse realizado a plástica de nariz com técnicas antigas, que tornavam o nariz feminino extremamente pequeno e delicado, com o dorso rebaixado, simulando por exemplo, um tobogã?

Isso provavelmente, tiraria a harmonia e a beleza de sua face e acabaria com sua carreira de modelo. 

 

Beleza é Proporção

 

 

O nariz deve refletir cada tipo de rosto, tamanho, forma e personalidade. Reduções excessivas não devem ser incentivadas e a função do nariz na respiração deve ser preservada acima de tudo.

 

ATENÇÃO: As informações deste artigo têm o objetivo de trazer a público questões médicas. Como recomenda a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP escolha o cirurgião plástico de sua confiança para esclarecer suas dúvidas e fazer uma avaliação personalizada do seu caso.

  

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Destaques

Minha experiência com o Laser CO2 Fracionado Light

September 6, 2019

1/10
Please reload

Please reload

Siga-me
  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - cinza Círculo
Please reload

CRM/SP 100766

Cirurgiã plástica, graduada

pela USP, com residência em Cirurgia Plástica e Cosmiatria

 no Hospital das Clínicas da FMUSP

HOSPITAL 9 DE JULHO

Rua Peixoto Gomide, 263 

São Paulo - SP

Tel: (11) 3147-9430

 agendamento@h9j.com.br 

PARAÍSO

Rua Maria Figueiredo, 595, conj 63 

São Paulo, SP 04002-003

Tel:(11) 3050-6300

recepcao@ellasaude.com.br

HIGIENÓPOLIS

Rua Mato Grosso, 306, conj. 1602 

São Paulo, SP 01239-040

Tel:(11) 2114-6080

plotierzo@gmail.com 

© 2017 AC Assessoria de Comunicação

Priscilla Lotierzo é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

  • Grey Instagram Icon
  • Grey Facebook Icon
  • Doctoralia