O que estão falando sobre Cirurgia Plástica

As principais novidades da medicina estética

Medicina Regenerativa, Células-Tronco e Nano Fat Graft: Uma nova era na cirurgia plástica

Você já imaginou usar suas próprias células-tronco  para rejuvenescer? Acha que isso é coisa de ficção científica?

 

Pois para a Cirurgia Plástica, isso já é uma realidade.

 

A medicina regenerativa engloba o uso de células-tronco, em conjunto com técnicas cirúrgicas já consagradas para aprimorar resultados. Uma verdadeira união entre cirurgia, tecnologia e ciência.

 

 

Uma das técnicas regenerativas, denominada de NANO FAT GRAFT, usa células-tronco retiradas da lipoaspiração para estimular a regeneração e o rejuvenescimento da pele, de uma forma nunca vista.

 

 

 

Em abril, estive na cidade de Ghent, na Bélgica, para aprender na prática todos os detalhes da cirurgia diretamente com seus criadores, os cirurgiões plásticos belgas Patrick Tonnard e Alexis Verpaele.

 

 

Para mim, foi um orgulho ser a única médica brasileira presente ao lado de grandes nomes da cirurgia plástica de diferentes partes do mundo. Estavam por lá o Dr. Buddy Beani da Austrália, dono de uma rede de clínicas (www.mdcosmeticsolutions.com.au), Dr. Gabrielle CriCri da Itália, braço direito do Dr Giorgio Fischer inventor da lipoaspiração, Dr. Wing Yung Cheung de Hong Kong,  Dr. Ismail Ozean  de Nova Iorque e os Drs. Naguib El-Muttardi e Markus Davis  cirurgiões plásticos de um dos maiores Hospitais de Londres.

 

 

 

 

O que é o Nano Fat Graft??

 

O Nano Fat Graft é um tratamento de REJUVENESCIMENTO que se baseia no uso de CÉLULAS-TRONCO e está revolucionando a cirurgia plástica.

 

O local do corpo aonde temos maior concentração de células tronco é na gordura.

 

O Nano Fat Graft separa as células tronco retiradas de uma lipoaspiração e as utiliza para restaurar a aparência da pele jovem, trazendo o viço e o frescor de volta ao rosto.

 

Isso ocorre porque as células tronco criam um estímulo de rejuvenescimento em cada célula a célula na área aplicada. É uma maneira natural,  minimamente invasiva que requer pequenas quantidades de gordura para o combate ao envelhecimento.

 

O benefício deste procedimento é que você usa a sua própria gordura para corrigir linhas de expressão, rugas,  olheiras, lábios, contorno da face e cicatrizes.

 

O Nano Fat pode ser usado para criar um preenchimento suave, reduzindo o risco de gerar volumes excessivos. O tratamento pode ser feito também para tratar rugas difíceis no pescoço, colo, mamas, mãos e outras áreas específicas do corpo.

 

 

Por que os resultados do Nano Fat Graft estão surpreendendo?

 

O sucesso do tratamento está na sua capacidade única de rejuvenescer tecidos,  já que o Nano Fat é incrivelmente rico em fatores de crescimento e células-tronco.

 

O tratamento é excelente para rugas, cicatrizes, olheiras, lábios e danos na pele causados pelo sol.  Até o momento, nenhum outro tratamento conseguiu  o efeito do Nano Fat Graft  em áreas específicas e delicadas da pele.

 

Qual a diferença do Nano Fat Graft para as Técnicas de Enxerto de Gordura no Rosto?

 

Ambos são obtidos através da lipoaspiração.

 

No Nano Fat Graft, separamos apenas as células tronco e fatores de crescimento sem levar células de gordura íntegras.  Ele promove o rejuvenescimento da pele no local aplicado, sem levar ao aumento do volume e sem efeito de preenchimento.

 

O enxerto de gordura leva células de gordura íntegras e pode ser usado para repor o volume da face e restaurar a estrutura do rosto como bochechas e o contorno facial. 

 

Os dois procedimentos,  feitos de forma conjunta trazem um resultado que até pouco tempo atrás não era possível.

 

Como é feito o procedimento?

 

O procedimento é sempre cirúrgico. Combina a retirada da gordura através uma lipoaspiração e a colocação das células tronco como nano fat no lugar onde vamos tratar (rosto, olheiras, cicatrizes, rosto todo, etc).

 

A lipoaspiração para a coleta de gordura pode retirar desde uma pequena quantidade da gordura indesejada ou envolver uma lipoescultura, caso esse seja o desejo da(o) paciente. Essa gordura é processada até chegar aos níveis Nano e Micro, como seus próprios nomes sugerem, partículas muito pequenas. 

 

Atualmente, no consultório, indicamos aos paciente que façam o procedimento conjuntamente com toda cirurgia de lipoaspiração ou lipoescultura. Parte da gordura retirada é separada em células tronco e reinjetada na face para ajudar a fazer uma "poupança de colágeno", atrasando o envelhecimento ou para já reparar danos na pele, ruguinhas finas e flacidez.

 

Quais as vantagens do Nano Fat Graft com relação a outros tratamentos de rejuvenescimento?

 

 

 

1- Custo-Benefício

Bom custo benefício, já que podemos utilizar a gordura do próprio paciente. Podemos utilizar quantas "seringas" de gordura desejarmos. O preço final não será calculado pelos "ml" utilizados, como nos preenchimentos feitos no consultório.

 

2- Resultados duradouros

Tratamento totalmente compatível e natural. Não há chance de rejeitar ou causar inflamações crônicas. Pode ser realizado durante outras cirurgias de rejuvenescimento como cirurgia de pálpebra ou minilifting para aprimorar resultados.  Pode ser realizado sempre que houver uma lipoaspiração, restaurando a pele e, mesmo em pacientes jovens, fazendo uma prevenção.

 

3- Muito versátil, pode ser usado em qualquer região da face, desde a testa até o queixo. Pode ser associado a enxertos estruturais ou outros tratamentos que visam melhorar contorno da mandíbula, aumentar queixo, empinar nariz, realçar lábios, corrigir olheiras, pés de galinha, cicatrizes de acne e tratar as mãos. Existem estudos que mostram efeitos promissores também para estimular o crescimento de cabelo (nano fat para couro cabeludo).

 

O que esperar deste procedimento?

 

É importante ressaltar que você não verá o resultado logo após sair da sala de cirurgia.  Pode haver inchaço por cerca de 2 a 3 semanas. Após esse período, o resultado começa a aparecer, já que a gordura injetada precisa de tempo para se adaptar ao novo ambiente. As células-tronco transplantadas irão reparar os danos da pele, como rugas, cicatrizes e manchas, num processo  de restauração e rejuvenescimento da pele, que dura cerca de 6 meses

 

 

Verdades e mentiras sobre o uso de Células-tronco para o rejuvenescimento

 

É possível usar células-tronco para o rejuvenescimento?

VERDADE: Através do Nano Fat Graft, podemos usar células-tronco da gordura, para estimular a regeneração e o rejuvenescimento da pele.

 

É possível fazer cremes com células-tronco?

MENTIRA:Não. As células-tronco precisam ser colocadas no local tratado o mais rápido possível. Não podem, por exemplo ser congeladas para usos futuros, como a fabricação de cremes ou comprimidos.

 

É possível retirar células-tronco de uma pessoa e utilizar em outra?

MENTIRA: Cada pessoa tem suas próprias células-tronco, não sendo possível usar de outras pessoas.

 

Abaixo selecionei algumas fotos de trabalhos científicos que mostram o efeito do Nano Fat e a naturalidade dos resultados

 

 

 

 

ATENÇÃO: As informações deste artigo têm o objetivo de trazer a público questões médicas. Como recomenda a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP escolha o cirurgião plástico de sua confiança para esclarecer suas dúvidas e fazer uma avaliação personalizada do seu caso.

 

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Destaques

Minha experiência com o Laser CO2 Fracionado Light

September 6, 2019

1/10
Please reload

Please reload

Siga-me
  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - cinza Círculo
Please reload

CRM/SP 100766

Cirurgiã plástica, graduada

pela USP, com residência em Cirurgia Plástica e Cosmiatria

 no Hospital das Clínicas da FMUSP

HOSPITAL 9 DE JULHO

Rua Peixoto Gomide, 263 

São Paulo - SP

Tel: (11) 3147-9430

 agendamento@h9j.com.br 

PARAÍSO

Rua Maria Figueiredo, 595, conj 63 

São Paulo, SP 04002-003

Tel:(11) 3050-6300

recepcao@ellasaude.com.br

HIGIENÓPOLIS

Rua Mato Grosso, 306, conj. 1602 

São Paulo, SP 01239-040

Tel:(11) 2114-6080

plotierzo@gmail.com 

© 2017 AC Assessoria de Comunicação

Priscilla Lotierzo é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

  • Grey Instagram Icon
  • Grey Facebook Icon
  • Doctoralia